Nessa postagem tornamos pública a dissertação de mestrado de Lionel dos Santos Rodrigues, intitulada "SISTEMA CONFEF/CREFS E AS NOVAS ESTRATÉGIAS DE COOPTAÇÃO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO FÍSICA". A dissertação foi apresentada ao programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense como requisito parcial para obtenção do Grau de Mestre em Educação no campo de confluência Trabalho e Educação. Boa leitura!
Resumo: O estudo que ora apresentamos se dedica a analisar a gestação de um novo movimento estudantil de educação física, instituído pelo Sistema CONFEF/CREFs, através do CREF1-RJ/ES, denominado de Crefinhos e sua entidade agregadora, na forma de confederação, a Ceef-Br. Como aprofundamento da análise, verificamos as razões para a formação de um movimento estudantil paralelo ao histórico movimento estudantil de educação física – MEEF – e sua executiva – ExNEEF. Primeiramente, nos detivemos na apreensão da reconfiguração do papel do Estado na economia, a partir da crise do capital dos anos 70 e suas consequências no sistema educacional. Resgatamos e defendemos a centralidade e a atualidade da categoria trabalho em nossas análises. Em seguida, nos detivemos no estudo da reestruturação educacional e suas consequências nas diretrizes curriculares de educação física. Resgatamos o histórico do MEEF e também do MNCR, este enquanto uma consequência da militância trabalhista oriunda dos tempos estudantis. Nesse capítulo, também apresentamos e defendemos a proposta de Diretrizes Curriculares para uma Licenciatura de caráter ampliado proposto pelo MEEF, que englobaria uma formação acadêmica única dentro da área de educação física, tendo a formação humana como seu eixo central e o trabalho pedagógico norteador, independente da área de atuação do professor de educação física. Por fim, focamos no contraditório e emergente movimento estudantil de educação física, originado dos quadros do Sistema CONFEF/CREFs e que tem como sua principal base as instituições privadas de ensino. Partimos das análises de diversos documentos, publicações oficiais e sites do Conselho, o qual faziam citações, propagandas e menções do Crefinho e da Ceef-Br. Em seguida, trabalhamos com entrevistas semi-estruturadas com integrantes e ex-integrantes desse movimento a fim de dirimir e responder dúvidas quanto à função, ação, estrutura e ideologia política dos Crefinhos e da Ceef-Br. Concluímos que por ser um braço estudantil do Sistema CONFEF/CREFs, esse movimento compreende uma ideologia e formação para o mercado, atuando no fenômeno das causas que afligem o trabalhador e o estudante de educação física, posição esta, diametralmente oposta ao entendimento do mundo do trabalho e sociedade por parte do MEEF e da EXNEEF, que luta por uma formação humana para os estudantes de educação física, tendo como objetivo a subversão do tipo de sociedade posta hoje e com o Comunismo no horizonte de seus ideais.
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